SUMULADO / HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Nome_______________________________________________________________________________


1- SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO AFIRMAR QUE:

a)   a educação assumia papel-chave e complexo, tornava-se matéria e debate, tendia a universalizar-se, superando os limites da polis.

b)   firmou-se num ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloquência e à beleza capaz de atingir os aspectos mais profundos da humanidade.

c)    o processo educativo se inspirava nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas era sólido, no intuito de atingir a perfeição nas estratégias bélicas.

d)   previa que os jovens, numa primeira fase, frequentassem a escola e a palestra, onde eram ensinados por meio da escrita, da música e da educação física.

 

2. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO ____­­­­________.·Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ________________ de forma a preparar os _________________ para a "república" e para a "sociedade".

· As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:

a)   educacional; política; professores;

b)   educacional; educação; cidadãos;

c)    político; economia; trabalhadores

d)   cultural; educação; professores.

e)   cultural; política; professores.

 

3 - A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:

a)   pelos princípios do cristianismo.

b)   pelos princípios socráticos.

c)   pelos princípios do construtivismo.

d)   pelos princípios do evolucionismo.

e)   pelos princípios do Darwin.

 

4. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:

a)   ser guerreira.

b)   torná-la independente.

c)     ser político.

d)   o exercício da cidadania

e)   ser mãe e esposa.

 

5 – conceito de educação da sociedade tribal. (Cap. 1 pág. 3)

I – As crianças só aprendem imitando os gestos dos adultos

II – A educação é universal.

III – A escola é democrática por era para todos

IV – todos participam da educação ajudando a criança a aperfeiçoar as suas habilidades

V – acesso de todo o saber e o fazer da tribo.

Qual é alternativa correta.

a - I, II e III

b - I, III e V

c - II, IV e V

d - I, II e IV

e - II, III e IV

 

6 – sobre a organização pombalina (cap. 6 pág. 6)

I – No início do Século XIX a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada.

II – As disciplinas eram autônomas, desarticuladas e isoladas,

III -.Criação das aulas régias (Latim, Grego, Retórica e inglês)

IV -.As Aulas eram ministradas por professor único

V – Todos Professores com preparação

Marque a alternativa correta:

a - II, III e IV

b - I, II e V

c - I, II e III

d - I, II e IV

e - III, IV e V

 

GABARITO

01

02

03

04

05

06

.

.

.

.

.

.

 

 


 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

GABARITO

1

2

3

4

5

6

C

B

A

E

C

D