SUMULADO / HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Nome_______________________________________________________________________________
1- SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO AFIRMAR
QUE:
a) a educação assumia papel-chave e complexo,
tornava-se matéria e debate, tendia a universalizar-se, superando os limites da
polis.
b) firmou-se
num ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloquência e à beleza capaz
de atingir os aspectos mais profundos da humanidade.
c) o processo educativo se inspirava
nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas era sólido, no intuito de
atingir a perfeição nas estratégias bélicas.
d) previa que os jovens, numa
primeira fase, frequentassem a escola e a palestra, onde eram ensinados por
meio da escrita, da música e da educação física.
2.
CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO ____________.·Ao
contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição,
impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele,
deveria ser acentuado o aspecto laico da ________________ de forma a preparar
os _________________ para a "república" e para a
"sociedade".
· As
palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:
a) educacional;
política; professores;
b) educacional; educação; cidadãos;
c) político; economia; trabalhadores
d) cultural; educação; professores.
e) cultural;
política; professores.
3 - A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
a) pelos princípios do cristianismo.
b) pelos
princípios socráticos.
c) pelos
princípios do construtivismo.
d) pelos
princípios do evolucionismo.
e) pelos princípios do Darwin.
4. A
EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
a) ser
guerreira.
b) torná-la independente.
c) ser político.
d) o exercício da cidadania
e) ser mãe e
esposa.
5 – conceito de educação da sociedade tribal. (Cap. 1 pág. 3)
I – As crianças só aprendem
imitando os gestos dos adultos
II – A educação é universal.
III – A escola é democrática por
era para todos
IV – todos participam da educação
ajudando a criança a aperfeiçoar as suas habilidades
V – acesso de todo o saber e o fazer
da tribo.
Qual é alternativa correta.
a - I, II e III
b - I, III e V
c - II, IV e V
d - I, II e IV
e - II, III e IV
6 – sobre a organização pombalina (cap. 6 pág. 6)
I – No início do Século XIX a
educação brasileira estava reduzida a praticamente nada.
II – As disciplinas eram
autônomas, desarticuladas e isoladas,
III -.Criação
das aulas régias (Latim, Grego, Retórica e inglês)
IV -.As
Aulas eram ministradas por professor único
V – Todos
Professores com preparação
Marque a alternativa correta:
a - II, III e IV
b - I, II e V
c - I, II e III
d - I, II e IV
e - III, IV e V
GABARITO
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
. |
. |
. |
. |
. |
. |
GABARITO
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
C |
B |
A |
E |
C |
D |