Aula 1
Vimos a formação da Grécia
Antiga do mundo grego desde o Génos
a Pólis, que como a cidade foi se constituindo e a educação daAristocracia e a educação dos trabalhadores
foi se conformando neste período através das obras Homéricas “Ilíadas
e Odisséia” eHesíodo “ O trabalho e os
dias”
Aula 2
Vimos que a educação do cidadão Grego era mais ou
menos de duas formas: a Educação Comunitária e a Educação
dos Jogos. A educação do cidadão grego era rigidamente controlada pelas Leis , pelos Metos e Ritos.
Em Atenas a educação era a Paidéia (é
a formação humana livre) e essa educação se dava pela educação comunitária
através do Teatro e através do Jogos.
A Guerra do Peloponeso prejudicou
fortemente o mundo grego, uma guerra entre as cidades aliadas de
Esparta contra as cidades aliadas de Atenas isso
enfraqueceu o mundo grego e levou a dominação do Império Macedônico,
mas que teve como consequência a difusão da cultura
Helenística do mundo mediterrâneo.
Aula 3
Vimos como era a educação na Roma Republicana (509
A.C à 27 A.C)
Esse foi o período que a educação
valorizava a Austeridade, a Disciplina, Educação Física Militar
e a Educação Jurídico Moral no período da Roma Arcaica que vai
até a Roma Republicana e basicamente a formação do cidadão dos Civis- Romanos.
A educação na época Imperial na época da
grande Expansão Romana já se diferencia da educação Arcaica,
Agrária e Primitiva. Essa educação vai ser mais aberta inclusive devido as lutas sociais dos plebeus que vão exigir também os seus
direitos e também educação, escola.
Houve aí então a difusão da escola pública e
a Romanização do Império Romano, via educação, via formação de
escola que também era necessária para formação e administração do extenso Império
Romano.
Aula 4
A Idade Média não foi só um
período de trevas como muita gente fala, na Idade Média houve aí a criação
das Universidades, das Faculdades, escolas e a difusão e manutenção do
pensamento e da cultura Greco-Romano remodelada agora com a
cultura cristã e neste momento a educação se dava através da religião e pelo
trabalho.
A criação das Universidades: primeiro
os colégios, as escolas catedrais que vão ensinando as Artes Liberais dirigidas
pela Igreja Católica até a gente chegar ao auge das
Universidades no Século XIII que se espalham pela Europa.
A educação se dava através do trabalho principalmente
a educação das camadas populares se davam nas Corporações
de Ofício onde os aprendizes aprendiam com os mestres a ter uma
profissão, mas não podemos esquecer que havia uma aversão nobre
e religiosa ao trabalho manual ainda um resquício da cultura
Greco-Romana.
Aula 5
A baixa Idade Média é o período em
que vai do Século XI até basicamente ao Século XV, esse foi o período do Renascimentocomercial urbano que acontece na Europa.
Ressurgem as cidades e com elas o comércio, aquele período de Ruralização da Idade Média é então
gradativamente substituído pelos Burgos pelas cidades e aí a
ascensão da burguesia.
Nesse período a crise Feudal acontece
exatamente entre o Séc. XIV e XV e foi uma crise de subprodução porque
com o crescimento das cidades, com o crescimento populacional a produção
agrícola não deu conta da demanda. A produção agrícola ainda
era Feudal Medieval voltada a subsistência,
isso gerou muita fome, peste, gurerra e um quadro de
muita pobreza na Europa até o Séc. XV.
O Renascimento na Educação tem
tudo a ver com o Renascimento Artístico, Literário Científico,
(neste período Séc. XIV, XV, XVI) e é esse período do Antropocentrismo,
que temos a Visão Antropocêntrica contra a Visaõ Teocêntrica, (o homem o centro de todas
as coisas , não mais a fé , a razão,) mas não negando
a fé e isso vai influenciar na valorização da criança
e na Educação da criança e do adolescente.
Aula 6
O Contexto Histórico do Século XVI nos
mostra o século das Grandes Navegações, Expansão Marítima e Comercial da
Ascensão da Burguesia do Absolutismo e da Crise do Catolicismo.
A Educação da Reforma Protestante aconteceu
em 1517 com Martinho Lutero, foi um racha, uma cisão no Catolicismo.
Lutero foi excomungado pelo Papa e criou-se aí então o Protestantismo e
na educação temos a difusão da leitura e não mais a educação como um privilégio , mas a educação como um direito um
dever.
Aula 7
Vimos a contra-reforma com a
chegada dos Jesuítas no Brasil do Século XVI, a implantação de
todo uma educação voltada aCatequese
Indígena e depois ao ensino com a tradição Escolástica e
com a tradição Humanística.
E no Século XVII trabalhamos a educação Euroéia da 2º Reforma do Pietismo onde
difundiu-se a leitura e a escrita e a
proposta para a população através de La Salle, Francke e outros.
Apesar que na época Absolutista do
Século XVI, XVII, e XVIII a Educação ainda era um privilégio para
a nobreza.
Aula 8
Trabalhamos o Racionalismo do
Século XVII e vimos como ele se contrapôs a tradição Escolástica, a tradição da
contra-reforma. Esse Racionalismo propunha a experiência,
experimentação ( a reflexão, o raciocínio, o
conhecimento através do método e da didática.)
Aula 9
A Revolução Científica do Século
XVII não chegou ao Brasil mas sim a
contra-reforma Jesuítica e rigorosa com barreira ao estudo das
mulheres.
O Século XVIII foi o Século da Luzes também
na educação. Vimos a grande polêmica deste período que
é de transformação, e a que ponto servia a educação para uma nova ordem para um
novo homem.
Aula 10
Esta é a continuidade da educação do Homem
Novo, a educação das Luzes e o que se propunha aí era uma educação
pública Estatal, Laica, Civil, dirigida então pelo Estado voltada
a formação do homem cidadão.
Estudamos o contexto histórico do século
XVIII no Brasil, para depois aprofundarmos a questão da educação. O
século do ouro, da mineração, mas também da crise do
antigo sistema colonial e as revoltas antimetropolitanas.
Aula 11
A educação no Brasil do Século XVIII teve como
questão marcante a expulsão dos Jesuítas e a tentativa
de Marquês de Pombal de instituir aqui uma reforma da educação
de base iluminista. Um iluminismo português, cristão e católico.
O Século XIX foi um século de
muita efervecência no sentido da expansão das
relações capitalistas de produção como o Imperialismo e o
Neocolonialismo, mas também novas ideias e teorias políticas
Revolucionárias como o Anarquismo o Socialismo Científico e
tendências filosóficas desse período como o Idealismo, o Positivismo e
o Materialismo.
Aula 12
O Século XIX estava intimamente relacionado a industrialização, urbanização, e qualificação do
trabalhador porque a sociedade deste momento que se instituía se
consolidava com o capitalismo industrial e exigia um novo tipo
de trabalhador.
Três correntes filosóficas deste período: o Positivismo,
o Idealismo, e o Materialismo vão influenciar
fortemente as tendências Pedagógicas. No século XIX é onde
vai se buscar um maior acesso à educação com metodologias mais
científicas e uma preocupação com a criança e com a formação dessa
criança disciplinada voltada ao mercado de trabalho.
Aula 13
O Século XIX no Brasil foi um século
conturbado do ponto de vista político, mas do ponto de vista econômico
manteve a estrutura agrário-exportadora dependente, e neste
sentido a educação Brasileira estava muito mais voltada a
formação das suas Elites, principalmente ligado aos cursos
Superiores.
O Ensino Elementar ficou a cargo
das Províncias (ensino elementar e secundário)
O Ensino Superior a cargo do poder
Central, as províncias não tinham condições financeiras, isto significa, que o
ensino elementar voltado a grande maioria da população não
foi valorizado apenas o Ensino Superior voltado a Elite Agrária
Brasileira.
Aula 14
Nas 3 primeiras décadas do
Século XX, estava acontecendo a Expansão Neo-Colonialista Europeia sobre a África e a Ásia, a 1º
Guerra Mundial, a Revolução Russa e aqui no Brasil a Republica
velha, republica das Oligarquias e suas reações contrárias
a ela.
A Educação Brasileira nas 3 primeiras décadas visava a questão da civilização,
civilizar a nação Brasileira através das escolas e do ensino e ai a força
da Renovação dos grupos Escolares que acabaram não acontecendo
devido a falta de investimento e ao grande analfabetismo Brasileiro.
Aula 15
A Educação Higienizada e Eugenizadora foi basicamente defendida
nas primeiras décadas do século XX do Brasil a Elite Brasileira e
o Discurso Médico propondo então o melhoramento da Raça Brasileira para
se atingir o progresso, a civilização isto através da escola.
Novamente a ideologia dominante Brasileira
inspirada nas Teorias Científicas raciais Europeias e
Norte-americanas. Final do século XIX começo do XX queriam aqui implementar a relação entre saúde moral e
trabalho para se produzir então uma mão de obra disciplinada,
obediente e ao mesmo tempo limpa ( abastardamento da miscigenação Brasileira)
Aula 16
O Manifesto de 32 dos pioneiros da
Educação Nova já colocava aí as suas propostas, este manifesto foi
feito também por poetas, escritores, pedagogos, médicos e
profissionais liberais, propunham então uma outra
escola com outros métodos baseado na Filosofia Liberal democrática
de Dewey, onde colocava a criança no centro do processo
ela sujeito do conhecimento.
O Movimento Escolanovista do Brasil propunha aí
enfrentar os problemas da realidade Brasileira buscando uma escola maisdemocrática, mais acesso a educação, uma escola
única, uma educação voltada para o progresso para a paz que
também acabasse com o ensino passivo, um ensino mais
ativo mais atuante que acabasse também com a fragmentação das
disciplinas propondo um conhecimento mais total na escola(
então um pouco mais essas ideias básicas para a Escola Nova no Brasil ).
Apesar de toda a proposta avançada Escolanovista de se democratizar a Educação, o
acesso a Educação no Brasil, a escola nova não conseguiu enfrentar
o auto índice de Analfabetismo, mesmo muitas vezes se
tornando uma Pedagogia Oficial na década de 40 e 50.
Aula 17
Vimos a época dos Anos
Dourados na economia e na política Brasileira de grande participação
política de grande liberdade, o pluripartidarismo, eleições diretas
o período da democratização Brasileira e de grande liberdade cultural a
época da Bossa Nova e época do Crescimento Nacional Desenvolvimentista
Brasileiro.
Mas os Anos Dourados terminaram em 1964 com
a crise do trabalhismo e a instalação do Golpe Militar que
instituiu o Regime Militar de 64 a 84, um regime extremamente
ditatorial sem liberdade política, artística
mas de muita resistência. Que devido a toda esta Resistência Política e
Social chegamos a época das Diretas Já da
anistia com o fim da ditadura militar.
Aula 18
Estudamos a partir da Constituição de
1967-69 e a Instituição da LDB da Lei 5692. A LDB da Ditadura
Militar que instalou matérias disciplinas obrigatórias, o culto ao
Patriotismo, mas que também propunha um Ensino Profissionalizante e
a Educação geral ao mesmo tempo, mas que acabou não dando certo pela falta de
investimentos e pela falta de recursos.
O Esnino
Superior no Brasil sempre foi muito mau-tratado
porque o Brasil Colonia de
1500-1822 não era admitido Curso Superior aqui, quem quisesse
estudar deveria ir a Portugal as Faculdades só começaram a se
instalar no Século XIX e as Universidades no Século XX, isso
causou na Ditadura Militar um grande crescimento do Ensino
Privado em detrimento do Ensino Público e temos hoje um grande problema de
Formação de Produção de Ciência e de Conhecimento.