đïž REVISĂO â HISTĂRIA / FIOSOFIA (6Âș ANO)Â PG_REVISĂO_6Âș ANO_3Âș TRIMESTRE
1. Democracia Ateniense
Surgiu em Atenas (Grécia Antiga).
Era uma democracia direta â os cidadĂŁos participavam diretamente das decisĂ”es polĂticas (nas assembleias).
SĂł eram considerados cidadĂŁos: homens, maiores de 18 anos, filhos de atenienses.
As principais instituiçÔes:
BulĂ© â conselho que elaborava leis.
EclĂ©sia â assembleia que votava e tomava decisĂ”es.
đ Importante: As mulheres, estrangeiros e escravos nĂŁo eram considerados cidadĂŁos.
2. Mulheres na Grécia Antiga
Atenas:
Mulheres viviam sob autoridade masculina (pai, marido ou tutor).
Sem direitos polĂticos e sem educação formal.
Esparta:
Tinham mais liberdade e direitos.
Podiam possuir propriedades, recebiam educação fĂsica e participavam mais da vida pĂșblica.
3. Reino de Cuxe (SudĂŁo Antigo)
Localizado ao sul do Egito.
ConstruĂram pirĂąmides semelhantes Ă s egĂpcias.
As construçÔes foram influenciadas pela cultura egĂpcia.
Mostra o contato e a influĂȘncia entre civilizaçÔes africanas.
4. Tribunos da Plebe (Roma Antiga)
Criados em 494 a.C.
Eram representantes dos plebeus (classe popular).
Tinham a função de proteger os plebeus das injustiças dos patrĂcios (ricos).
Marcaram o aumento da influĂȘncia polĂtica dos plebeus e o avanço da igualdade social.
5. Ădito de MilĂŁo (313 d.C.)
Decreto do imperador Constantino.
Concedeu liberdade religiosa no Império Romano.
Acabou com a perseguição aos cristãos e permitiu o crescimento do Cristianismo.
đ§ FILOSOFIA (6Âș ANO)
1. Guerras e Meio Ambiente
As guerras causam destruição e impactam o clima (emitem gases poluentes).
O setor militar Ă© um dos grandes emissores de gases do efeito estufa.
Por isso, os conflitos devem ser combatidos porque colocam em risco o futuro da humanidade.
2. Relação entre o Ser Humano e a Natureza
O mar (e a natureza) influencia nossa vida em muitos aspectos: alimentação, clima, lazer.
Mostra que ser humano e natureza estĂŁo conectados e devem viver em equilĂbrio.
3. Responsabilidade Individual
A Carta da Terra para crianças ensina que cada pessoa tem um papel importante na construção de um mundo melhor.
Devemos agir com responsabilidade e solidariedade.
4. Problemas Ambientais
Devem ser enfrentados com açÔes coletivas (participação da comunidade, união das pessoas).
Todos tĂȘm responsabilidade em proteger o meio ambiente.
5. Ação Humana e Degradação da Natureza
Desde a Revolução Industrial, o ser humano passou a explorar demais a natureza.
Isso causou desequilĂbrio e destruição ambiental.
O texto alerta para a importùncia de estabelecer relaçÔes mais éticas com o meio ambiente.
đĄ DICAS PARA A PROVA
1. Leia com atenção os enunciados â muitas vezes as respostas estĂŁo nas palavras âdiretamenteâ, âinfluĂȘnciaâ, âresponsabilidadeâ etc.
2. Lembre-se das diferenças entre Atenas e Esparta.
3. Associe os fatos históricos aos valores filosóficos: cidadania, responsabilidade, ética e respeito à natureza.
4. Pense no âporquĂȘâ das açÔes humanas â a filosofia quer entender e refletir sobre os motivos e consequĂȘncias.
5. Revise os conceitos-chave:
Democracia direta
Liberdade religiosa
Direitos das mulheres
Ătica ambiental
Responsabilidade coletiva