đŸ›ïž REVISÃO – HISTÓRIA / FIOSOFIA (6Âș ANO) PG_REVISÃO_6Âș ANO_3Âș TRIMESTRE

1. Democracia Ateniense

Surgiu em Atenas (Grécia Antiga).

Era uma democracia direta → os cidadĂŁos participavam diretamente das decisĂ”es polĂ­ticas (nas assembleias).

SĂł eram considerados cidadĂŁos: homens, maiores de 18 anos, filhos de atenienses.

As principais instituiçÔes:

BulĂ© – conselho que elaborava leis.

EclĂ©sia – assembleia que votava e tomava decisĂ”es.

📘 Importante: As mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

 

2. Mulheres na Grécia Antiga

Atenas:

Mulheres viviam sob autoridade masculina (pai, marido ou tutor).

Sem direitos políticos e sem educação formal.

Esparta:

Tinham mais liberdade e direitos.

Podiam possuir propriedades, recebiam educação fĂ­sica e participavam mais da vida pĂșblica.

 

3. Reino de Cuxe (SudĂŁo Antigo)

 

Localizado ao sul do Egito.

ConstruĂ­ram pirĂąmides semelhantes Ă s egĂ­pcias.

As construçÔes foram influenciadas pela cultura egípcia.

Mostra o contato e a influĂȘncia entre civilizaçÔes africanas.

 

4. Tribunos da Plebe (Roma Antiga)

Criados em 494 a.C.

Eram representantes dos plebeus (classe popular).

Tinham a função de proteger os plebeus das injustiças dos patrícios (ricos).

Marcaram o aumento da influĂȘncia polĂ­tica dos plebeus e o avanço da igualdade social.

 

5. Édito de Milão (313 d.C.)

Decreto do imperador Constantino.

Concedeu liberdade religiosa no Império Romano.

Acabou com a perseguição aos cristãos e permitiu o crescimento do Cristianismo.

 

 

🧠 FILOSOFIA (6Âș ANO)

1. Guerras e Meio Ambiente

As guerras causam destruição e impactam o clima (emitem gases poluentes).

O setor militar Ă© um dos grandes emissores de gases do efeito estufa.

Por isso, os conflitos devem ser combatidos porque colocam em risco o futuro da humanidade.

 

2. Relação entre o Ser Humano e a Natureza

O mar (e a natureza) influencia nossa vida em muitos aspectos: alimentação, clima, lazer.

Mostra que ser humano e natureza estĂŁo conectados e devem viver em equilĂ­brio.

 

3. Responsabilidade Individual

A Carta da Terra para crianças ensina que cada pessoa tem um papel importante na construção de um mundo melhor.

Devemos agir com responsabilidade e solidariedade.

 

4. Problemas Ambientais

Devem ser enfrentados com açÔes coletivas (participação da comunidade, união das pessoas).

Todos tĂȘm responsabilidade em proteger o meio ambiente.

 

5. Ação Humana e Degradação da Natureza

Desde a Revolução Industrial, o ser humano passou a explorar demais a natureza.

Isso causou desequilíbrio e destruição ambiental.

O texto alerta para a importùncia de estabelecer relaçÔes mais éticas com o meio ambiente.

 

💡 DICAS PARA A PROVA

1. Leia com atenção os enunciados — muitas vezes as respostas estĂŁo nas palavras “diretamente”, “influĂȘncia”, “responsabilidade” etc.

2. Lembre-se das diferenças entre Atenas e Esparta.

3. Associe os fatos históricos aos valores filosóficos: cidadania, responsabilidade, ética e respeito à natureza.

4. Pense no “porquĂȘ” das açÔes humanas — a filosofia quer entender e refletir sobre os motivos e consequĂȘncias.

5. Revise os conceitos-chave:

Democracia direta

Liberdade religiosa

Direitos das mulheres

Ética ambiental

Responsabilidade coletiva